Exportação de Dados do Fórum

Fórum

« Voltar para Sistema eleitoral

O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias nacionais

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Ao que me consta, nada mudará na eleição do Senado Federal, ou estou errado?

Cada Estado, funcionando como distrito, elege, a cada processo eleitoral, seu único senador, tal como no voto distrital. É portanto, obviamente, uma eleição majoritária, tal como se pretende implementar na Câmara dos Deputados.

Não estou afirmando que não mudará nada a implementação do voto distrital na Câmara dos Deputados.

Estou dizendo que o interesse nacional já é defendido pelo Senado, em que cada Estado tem seu interesse defendido por seu senador.

Afirmo que falta na verdade é a defesa dos interesses microrregionais. É isso que falta. Estão dizendo que isso acabará com os interesses nacionais no Congresso. Uma falácia a meu ver. São os interesses microrregionais que não são defendidos. E DIGO MAIS: SÃO OS INTERESSES NACIONAIS QUE NÂO ESTÃO DEFENDIDOS NO ATUAL SISTEMA POLÍTICO e isso porque, ao invés de a discussão estar focada no interesse da nação, livre de preferências sexuais, religiosas e profissionais, estão voltado para a profissão X (e existem inúmeras profissionais), para o preconceito contra a opção sexual Y ( e existem inúmeras formas de preconceito) e para a exclusão social contra a cor Z ( e os inúmeros pobres da cor W, F e H não estão INCLUÌDOS aí).

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 16:16 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Vi esta manhã o anúncio de reunião tele transmitida aqui no E-democracia. Por um lado eu deveria ter assistido na íntegra, mas por outro, graças a Deus que não o fiz.

Essas reuniões são interessantes, mas são cansativas.

Mas no final vi um rapaz ou senhor (fico em dúvida quanto ao pronome de tratamento) da UNE, tecendo críticas ao voto distrital.

Uma delas deu origem a esse fórum.

O tal representante da UNE disse que a Câmara dos Deputados não estaria consoante com os destinos da nação caso se implementasse o voto distrital.

Olha, eu não sou ferrenho defensor do voto distrital, mas tenho sido simpático a ele.

Então eu me toquei... mas espera aí... Nós temos o Senado, que representa interesses dos estados como um todo e não fracionados... Eles representam os interesses nacionais.

Então, vejam, não me interessa desqualificar, apontar como errado o que disse o representante da UNE.

Me interessa é defender que:

PRIMEIRO: o que falta é a defesa dos interesses microrregionais, já que os interesses nacionais já são defendidos pelo Senado.

SEGUNDO: que a defesa de interesses nacionais não seja embasada em discriminações em função da cor, sexo ou profissão, mas que cada deputado, conhecendo a realidade de seu distrito, seus preconceitos, as profissões em dificuldade, possam dar contribuições que permitam a formulação de políticas públicas que beneficiem não só áreas mais necessitadas como a toda a nação.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 16:24 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Arthus,

A eleição para o senado é majoritária, mas nem sempre é uninominal, já que temos três senadores por Estado. A eleição majoritária uninominal é para presidente, governador e prefeito. Eu particularmente defendo a eleição para deputados/vereadores pelo mesmo sistema majoritário, uninominal com possibilidade de dois turnos.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 16:25 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Veja o site www.euvotodistrital.org.br, mas de 162mil pessoas já assinaram o manifesto. Abs.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 16:36 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
Olá Luís,

Ah, sim, você está certo, mas a diferença é mínima. Em vez de uma, duas pessoas são eleitas para Senador por um sistema majoritário que nos permite saber em quem votamos e a quem devemos "cair em cima" em caso de mal mandato ou envolvimento com corrupção. E mesmo assim não é sempre que há eleição para dois senadores por Estado, é uma vez sim e uma não.

Mas o que eu frisei, Luís, é que já tem discurso dizendo que o voto distrital é contra os interesses nacionais. Eu tenho defendido o voto distrital, mas na verdade estou é querendo ver o que é melhor para nosso país.

E esse discurso que ouvi hoje no plenário da Câmara não me convenceu. Disseram que o voto distrital enfraquece movimentos como o LGBT, o dos trabalhadores e outros.

Sou favorável a esses movimentos e que se envolvam em partidos. Mas pautar o sistema eleitoral neles é ir contra a nossa constituição, na minha singela opinião, é estabelecer critérios em favor de cor, sexo e profissão ou outras para definir nosso sistema eleitoral. Não concordo.

Como disse, lá no distrito do deputado X, podem haver sério casos de preconceito e de desmerecimento a certo tipo de profissão e esse deputado poderá formular leis que favoreçam políticas públicas nesse sentido, em prol não só de sua região, mas de outras com o mesmo problemas, a favor de toda nação portanto. É possível haver um partido dos trabalhadores (já existe não é mesmo), outro LGBT. Mas definir o tipo de sistema eleitoral em favor dessas distinções eu não acho correto.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 16:39 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Concordo com você quando diz que o sistema atual não representa interesses nem nacionais nem locais. Chega de listas partidárias Estaduais para deputado. Quem deve representar o Estado é o Senado, deputado serve para representar a população do seu distrito.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:32 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Arthus, desculpe, seu texto só apareceu para mim agora. Essa história de exclusão das questões de minorias é mentira. O voto proporcional brasileiro, nem de longe, implica em melhora deliberativa/legislativa de minorias, O quórum é sempre em qualquer sistema, no mínimo, é exigida a maioria do deputados/vereadores em qualquer casa legislativa para alterar qualquer lei (art. 47 da Constituição Federal). Por exemplo, nos EUA, Canadá, Inglaterra, França (que usam o voto distrital) a defesa dos direitos civis e das minorias é muito maior que no Brasil. Nos EUA proporcionalmente existem mais negros deputados que no Brasil, lá há ainda o presidente negro, que foi eleito e reeleito. Escrevi um texto sobre isso aqui.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:34 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Voce esta completamente certo , quem defende o estado em leis é o senador , gosto de pensar que o voto distrital é como o de senadores em uma aerea menor, e com a diferenca de poder haver 2 turno.

Nao seria bom se tivessemos somente 2 senadores por estado com mandato de 8 anos sem reeleicao , e a votacao fosse intercalada e uninominal , ou seja o sujeito nao conseguiu 50% mais um dos votos teria 2 turno.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:40 em resposta a Diego Rodrigues.
A ideia de escalonarmos a renovação de somente um senador por vez tem 100% do meu apoio, mais ainda se realizarmos segundo turno! O debate seria muito privilegiado. Precisamos disso, uma participação mais intensa e democrática em todas as eleições e após a elas, com fiscalização e recall election se for o caso.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:45 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
Nao entendi , voce defende segundo turno para senadores ? como poderiamos fazer isso hoje com eleicoes que votamos em dois senadores ?

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:48 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
so me ocorreu agora , a critica do sistema distrital é das minorias (principalmente o movimento glbt tem essa critica) mas se tivessemos candidaturas avulsas para senado, esta critica diminui , pois um candidato de minoria pode angariar votos do estado inteiro para eleger um sujeito , mas é claro que ele nao pode ser candidato de uma nota só.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
16/08/13 00:47 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
Luis,

No seu texto você apontou como um dos três sintomas da Partidocracia a falta de prévias eleitorais dentro dos partidos. Concordo totalmente que esse é o nosso caso, ao que parece, somando-se isso à falta de participação popular nos partidos.

Apenas queria apontar que usei já o termo, aqui no E-democracia, de "Monarquia dos Partidos". Talvez não seja um termo mais adequado do que Partidocracia, mais creio que tem um efeito político maior. Pois é isso que critico um regime em que o poder absoluto, permanente e irrevogável se instala; mesmo que não se encontre em uma única pessoa, como eram nas monarquias absolutistas, ele pode se concentrar, da mesma forma absoluta, em um partido ou em partidos que, embora se revezem, estão sempre no poder, se não no Executivo, ao menos no Legislativo. Se ainda fosse evidente a corroboração popular desse tipo de regime monárquico, tudo bem. Mas não foi isso que disseram as ruas. E a prova de que o que estou falando é verdade, é que as mesmas pessoas estão no poder, desde 88 e algumas bem antes.

Por isso a necessidade imperiosa de os partidos se abrirem aos filiados.

Isso, mais do que tudo, poderá acabar com a ligação umbilical entre certos políticos e certos financiadores de campanha, o que você apontou em seu texto.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
15/08/13 17:54 em resposta a Diego Rodrigues.
Diego,

O mandato de senador é 8 anos, nos temos eleição a cada dois anos. Poderíamos renovar um senador a cada dois anos (2, 4 e 8), por exemplo. É possível reduzir um senador fazermos como você falou, mantendo as eleições como são hoje (4 e 8), as duas hipóteses são possíveis para permitir um segundo turno com só dois candidatos.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
16/08/13 18:36 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
acho que podemos ficar com 2 por estado... e fazer segundo turno...

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
19/08/13 17:04 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Arthus,

Me desculpe não ter respondido antes, as vezes a minha timeline demora a ser atualizada.
Realmente, eu vi esse termo "Partidocracia" em uma reportagem falando da Argentina, que usa o sistema de listas fechadas. Passei a colocar no twitter, youtube, google, facebook e vi que não estamos sozinhos. Praticamente todos os países que utilizam o sistema de lista partidária reclamam desse totalitarismo das siglas, vamos dizer assim. Isso deveria ser tornar um movimento em todos os países latinos com esse sistema (incluindo Portugal e Espanha).

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
19/08/13 17:05 em resposta a A. Kauã (todos os direitos reservados).
Arthus,
Quanto às prévias, o Rafael deu uma ideia excelente, o fundo partidário e tempo de televisão deveriam ser proporcionais à quantidade de filiados que votou na prévia eleitoral da última eleição (com uma barreira de um número mínimo de participação de filiados para se utilizar os recursos estatais). Mataríamos dois coelhos com uma só cajadada, ou seja, (i) acabaríamos com as legendes de aluguel e (ii) obrigaríamos a realização de prévias eleitorais amplas e inclusivas em todos os partidos. Não é bacana?

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
19/08/13 18:56 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
Eu acho que o Rafael foi muito feliz nesta proposta, na verdade nem precisa ter barreira se ouverture fiscalização seria do TRE OU TSE nas previas. Tem partido que vai ter 4 segundos. Mas vai ser justo.

RE: O Senado já é eleito por voto distrital e representa ideologias naciona
Resposta
19/08/13 22:19 em resposta a Luis Eduardo Rego Freitas.
Sim, Luis, é a proposta do Diego só que aperfeiçoada, pois baseia-se nos filiados, e, o que mais importante, na participação deles (nas prévias).