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Informática na grade curricular do ensino fundamental

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Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto, hoje em dia já se fala até em analfabetismo digital. A informática já se tornou tão importante quanto as outras disciplinas? A ONU já coloca o acesso à internet como direito fundamental. Deve-se discutir isso no MCI? Comentem! emoticon

RE: Informática na grade curricular do ensino fundamental
Resposta
30/04/12 23:29 em resposta a Adriano A.
Adriano,A informática é o complemento necessário não só na alfabetização mas na rotina de um cidadão. Se preocuparmos em capacitar evitaremos ignorância, problemas futuros


Adriano A:
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto, hoje em dia já se fala até em analfabetismo digital. A informática já se tornou tão importante quanto as outras disciplinas? A ONU já coloca o acesso à internet como direito fundamental. Deve-se discutir isso no MCI? Comentem! emoticon

RE: Informática na grade curricular do ensino fundamental
Resposta
01/05/12 15:37 em resposta a Adriano A.
Mandei a sugestão de alteração do art. 19.

X - priorizar o acesso público à internet a escolas e bibliotecas públicas. -> Prioriza escolas e bibliotecas públicas como instrumento de acesso público à internet, visto que o que acontece muitas vezes é que os governos acabam priorizando o acesso público a aeroportos, praças e praias, que não ajudam em nada no desenvolvimento da internet no Brasil, esse inciso acaba ajudando também a levar internet para a zona rural (área mais carente de acesso).

Acho isso uma boa, alguém tem mais alguma sugestão?

RE: Informática na grade curricular do ensino fundamental
padrões abertos software livre inclusão digital
Resposta
01/06/12 12:28 em resposta a Adriano A.
Adriano A:
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto, hoje em dia já se fala até em analfabetismo digital. A informática já se tornou tão importante quanto as outras disciplinas? A ONU já coloca o acesso à internet como direito fundamental. Deve-se discutir isso no MCI? Comentem! emoticon


Eu não considero tão importante quanto outras disciplinas, considero a disciplina mais importante! Obviamente, não estamos falando apenas de ensinar a criança usar aplicativos X, Y e Z. O mais importante é ensinar as crianças como "atravessar a rua" na Internet, por meio de qualquer dispositivo.

Exemplos: 1) como pesquisar na Internet, 2) como cruzar dados pra avaliar a veracidade de informações; 3) privacidade; 4) segurança; 5) Ferramentas livres (software livre); 6) Padrões e formatos abertos;

Ao enxergar as tecnologias computacionais (celulares, tablets, TVs, computadores, etc) como ferramentas que possibilitem a descoberta e a criação em todas as áreas daremos um grande passo. É importante, porém, evitar que tais tecnologias usadas apenas para transformar as crianças e adultos em futuros meros consumidores digitais.

Talzes seja é importante coibir a perversão do ensino de informática nas escolas. Por exemplo: poibir a doaçao (ou até mesmo regular criteriosamente a utilização) de softwares e produtos proprietários que dificultem o uso de sistemas livres, formatos e dados abertos ou tenham como objetivo "garantir futoros clientes". Por mais bonitinhos, divertidos ou conhecidos que sejam os produtos em questão.

A única questão é saber se o MCI é o local adequado ou se seria melhor apenas descrever objetivos de ensino e disciplinar tais objetivos em outra lei mais específica.