Blog dos Eventos

« Voltar

Global Legislative Openness Week – Glow, no LabHacker

Em sintonia com o movimento global em prol dos parlamentos abertos e da participação nos processos legislativos, o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados realizará um hacker weekend reunindo a comunidade hacker e especialistas para apresentar temas e debater projetos com foco na transparência legislativa. Todas as atividades serão abertas ao público, com transmissão e participação on-line.

O evento faz parte da Global Legislative Openness Week – GLOW (de 15 a 25 de setembro) promovida pelo Open Government Partnership (OGP)’s Legislative Openness Working Group, com o objetivo de celebrar e fomentar ações de conscientização sobre a abertura de parlamentos e a construção de ferramentas que favoreçam a transparência. Várias atividades independentes e paralelas, organizadas pela sociedade civil e por parlamentos de todo mundo, serão realizadas para compartilhar ideias e experiências e, assim, contribuir para a adoção e consolidação de governos abertos.

O GLOW, que se iniciou no Dia Internacional da Democracia, 15/9, culmina com realização do Working Group’s global meeting entre os dias 23 e 25/9, no Chile, com o apoio do Congresso Nacional chileno. A Câmara dos Deputados será representada pela Diretora-Geral Adjunta, Cássia Botelho, que compartilhará a experiência da Casa quanto às iniciativas de Parlamento Aberto na Reunião Global do Grupo de Parlamento Aberto e na 11ª Assembleia Plenária do ParlAmericas, uma rede independente que reúne parlamentos de 35 Estados independentes das Américas. 

 

Participe!

Programação

Sexta – 19/09

14h –  Lançamento do Banco de Ideias para o Hackaton de Gênero e Cidadania, com a  participação da Secretaria da Mulher  e do  Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara dos Deputados

16h – Integração: a experiência de trabalho colaborativo no COLAB, com a participação do Interlegis,  da equipe de engenharia de software UnB e da equipe do INDA (infraestrutura de dados abertos).

Sábado – 20/09

9h – Acompanhe onde o seu dinheiro é gasto. Conheça o projeto “Olho nas Emendas – ONE”, com a participação da equipe ONE Brasil.

11h – Legislativo on demand: como sugerir conteúdos e informações legislativas que interessem a cada cidadão?

14h – Conheça o projeto Arduíno para a Cidadania, com a participação  do grupo Arduino-Brasília.

16h – Visualizando discussões virtuais: um olhar cartográfico sobre a Democracia. Conheça o projeto “Mapa Participativo”.

Domingo – 21/09

Livre para atividades/oficinas hackers. [CANCELADO, devido ao baixo número de inscrições]

Onde?

Laboratório Hacker, Anexo II, sala 173, Ala C

Câmara dos Deputados

3216-6007

Saiba mais

http://openparl2014.org/

Próximo
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.