Discussões

« Voltar para #Tema 4 - Corrupção: prevenção e combate

Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
corrupção voto obrigatório voto nulo voto branco nulidade eleitoral coeficiente eleitoral alternância de poder poder
Resposta
21/03/12 11:30
1- Manter o Voto Obrigatório do Cidadão como forma de ampliar o coeficiente eleitoral e renovar o poder, oxigenando-o com a alternância de poder.

Isto é só manter, não derrubar, pois existem vários projetos e propostas de se derrubar a obrigação do voto, mas no momento que isto acontecer quem será prejudicado por isto será somente o povo pois com menos votos na urna só irão votar as pessoas com interesse e não tem melhor forma de manter um corrupto no poder do que tirar o voto da oposição natural que ele teria.

Quem compra voto ou quem tem voto de cabresto, como os chamados "coronéis", ficaria extremamente feliz com o voto não sendo mais obrigatório, pois ai os preguiçosos ficariam em casa se vangloriando de não ter dado seus preciosos votos para corruptos e com isto os corruptos não teriam oposição para alternar o poder, ou seja, seriam sempre os mesmos.

Não importa que 99,99% não fossem votar, a nossa Constituição determina que somente os votos válidos são contabilizados, ou seja, brancos e nulos não valem para fins de estatística eleitoral e isto acaba com o mito que se 50% mais um não votassem que eles teriam de renovar tudo, mentira, se três pessoas votassem em dois candidatos diferentes, a que tivesse dois votos seria eleita e empossada legitimante no poder!

As pessoas confundem o Voto Nulo com a chamada Nulidade Eleitoral, que anula uma urna ou seção somente e só em casos de comprovada corrupção direta dos candidatos é que promove alguma alternância destes, em geral, em casos pontuais e localizados, cidades, não se tem notícia de Estados ou situações federais. Votos brancos e nulos são inválidos e se são inválidos, não anulam nada, só o seu direito de cidadão.

Na prática, o voto em branco e o voto nulo só reduzem o coeficiente eleitoral, ou seja, é um voto de oposição a menos para tirar um corrupto viciado em poder de seu cargo, ou seja, você com o seu voto nulo ajuda a manter a corrupção nacional! Parabéns, se era esta a sua intenção. Se não, pense duas vezes antes de cruzar os braços novamente nas próximas eleições!

Votar nulo, votar em branco e fazer campanha em favor de ambos não te torna melhor que ninguém e não estamos votando em deuses ou heróis, mas em seres humanos, como eu e você, por isto, se importem com propostas, não com perfeição e votem conscientemente em seus representantes, seja para qual cargo for!

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 12:06 em resposta a Antonio Roberto Vigne.
Por favor, mova então as minhas quatro propostas já criadas, todas para o eixo 4, obrigado. Ainda pretendo criar mais uma proposta, pelo menos, mas farei isto já no local que estas forem postadas.

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 12:07 em resposta a Antonio Roberto Vigne.
Ótimo! Irei movê-las agora para o tema 4

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 13:14 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Obrigado, sou-lhe grato. Por acaso existe limite e criação de propostas no foro? Não consigo mais criar propostas e ainda tenho pelo menos duas para postar aqui. Me aparecem as seguintes mensagens:

"Desculpe-nos!
Nossos sistemas automáticos de segurança impediram que a operação fosse concluída.
Isso pode ocorrer quando você copia dados de outros sites e eles vêm com conteúdos não permitidos.
Você pode voltar, revisar o que estava fazendo e tentar novamente.
Ajude-nos a oferecer um melhor serviço...

Envie um e-mail para ceace.cenin@camara.gov.br, contendo:
A descrição da operação que você estava fazendo.
As informações sobre o erro, mostradas abaixo (copie e cole no corpo do e-mail): Erro: 403
Tipo: Erro de acesso
ID: T2n7638AAAEAAFw96JQAAABJ
URL: /web/consocial/forum

Servidor: edemocracia.camara.gov.br"

Fui bloqueado por apresentar muitas propostas no site?

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 13:30 em resposta a Antonio Roberto Vigne.
Caro Antônio,

Lamentamos o ocorrido. Você não foi bloqueado por apresentar muitas propostas, mas sim por conta do sistema anti-spam que achou que você estava copiando dados de outros sites com conteúdos não permitidos, conforme a mensagem acima.

Por favor, siga as instruções que estão indicadas na tela, para que a equipe do E-democracia possa solucionar o seu caso com a maior brevidade possível.

Abraços,

Soraia

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 13:47 em resposta a Soraia Silva de Mello.
De que adiante o voto obrigatorio? mesmo com o voto sendo obrigatório os maus politicos ganham, mesmo com o voto obrigatório há vantagens oferecidas por corruptos, se liberarem o voto não tornando-o obrigátorio as pessoas terão o maior prazer de ir votar, aquelas que não forem votar não precisam ser chamados de preguiçosos, eles também tem suas opniões, mesmo se o voto fosse facultativo eu iria votar tranquilamente.

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 14:02 em resposta a Rinaldo Moreira da Nóbrega.
Rinaldo Moreira da Nóbrega:
De que adiante o voto obrigatorio? mesmo com o voto sendo obrigatório os maus politicos ganham, mesmo com o voto obrigatório há vantagens oferecidas por corruptos, se liberarem o voto não tornando-o obrigátorio as pessoas terão o maior prazer de ir votar, aquelas que não forem votar não precisam ser chamados de preguiçosos, eles também tem suas opniões, mesmo se o voto fosse facultativo eu iria votar tranquilamente.


Rinaldo, com o voto obrigatório o coeficiente eleitoral permitirá a renovação do poder, pois como o voto nulo e o voto em branco nada valem para fins estatísticos, se, todos que votam em branco e votam nulo votassem coerentemente em uma oposição ao governo existente ou a um determinado politico, estes perderiam o poder, pois em geral, todos estudos indicam que esta porcentagem favorece diretamente na decisão de poder final.

Ao cruzar os braços, todos que assim fazem, endossam o poder permanecer como está! É mais fácil se manter no poder que entrar no poder! A renovação do poder só se faz com o voto e retirar a obrigatoriedade do voto é permitir que ocorra como citei, o mesmo que ocorre hoje com os conselheiros tutelares, quase ninguém vota neles, mas são as pessoas responsáveis por cuidar de nossas crianças, uma grandiosa responsabilidade social.

Ora, se nem votamos para alguém que cuida de nossas crianças, em um voto regionalizado local, que dirá para Presidente, Senador, Deputado Federal, o povo brasileiro não valoriza o voto e com isto cruza os braços para a corrupção!

É fácil condenar a corrupção, mas votar mal, deixar de votar e não cobrar posturas de seus governantes constantemente é sim apoiar a corrupção!

A renovação do voto se faz de dois em dois anos somente, de quatro em quatro para cada cargo, e ainda acham que é demais, se reclamar disto não preguiça é o que? Democracia não é anarquia, democracia se faz com representação legal, negar esta representação não te dá direito a reclamar de mais nada, pois o nulo endossa!

Opinião que não é dada é nula! Ser nulo não é protestar, é cruzar os braços, gostem ou não, é a lei, entendam isto! Por conta disto, manter o voto obrigatório é assegurar a democracia nacional, a renovação do poder! Querem piorar como está? Simples, tirem a obrigação do voto e quero ver se alguém mais tira um dos atuais governantes do poder. Tentem, vamos? Só depois não se arrependam!

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
21/03/12 14:15 em resposta a Antonio Roberto Vigne.
Eu tenho uma pergunta pra ti Rinaldo. Tu votou na última eleição para conselheiro tutelar da sua cidade? Não é obrigatória! Quantos que apoiam o voto não ser mais obrigatório e tem ainda este argumento que votariam se não fossem obrigados votaram para conselheiros tutelares de suas cidades?

Pois é?! A prova esta ai!

RE: Proposta 1 - Anti-Corrupção Nacional:
Resposta
01/04/12 15:41 em resposta a Antonio Roberto Vigne.
ENCERRAMENTO DO TÓPICO E PRÓXIMOS PASSOS

Muito obrigado pela participação e colaboração na construção de um Brasil com mais transparência e controle social. As ideias contidas neste tópico contribuíram para a criação de propostas que seguem para a segunda etapa da Conferência Virtual. Tendo em vista a finalização da primeira etapa da Conferência Virtual, informamos que a partir deste momento este tópico está encerrado e estará disponível para visualização.

Graças ao comprometimento e envolvimento de todos os participantes, tivemos um número expressivo de propostas, principalmente nas últimas horas. Para manter a qualidade do trabalho, ponderamos a necessidade de um tempo adicional para a análise da redação das propostas que estão no mural de tema. (O mural é o espaço onde está a redação final de cada uma das propostas discutidas nos fóruns sobre os quatro temas da 1a Consocial ao longo da primeira etapa da Conferência Virtual).

Diante disto, alteramos o cronograma da Conferência Virtual para os participantes terem a oportunidade de validar a redação das propostas que estão no mural.

Validação das propostas no mural de cada tema.
Dia 1/4 (domingo ) das 16h até dia 2/4 (segunda-feira) às 20h


Os participantes poderão melhorar a redação das propostas listadas no mural de cada tema. Neste momento não serão aceitas novas propostas ou mudanças no escopo/ideia original, mas sim pequenos ajustes na redação para que a proposta seja facilmente compreendida por qualquer pessoa.
A proposta deve ter um texto sintético, auto-explicativo e formulada para o âmbito nacional.
Dica: Propostas longas, com muitos argumentos, não prendem a atenção dos participantes e normalmente passam despercebidas na etapa de priorização. Os participantes tendem a priorizar propostas com redação mais objetiva.

[url=http://edemocracia.camara.gov.br/web/consocial/forum/-/message_boards?_19_mbCategoryId=437375
]Mural Tema 1- Transparência: acesso às informações do poder público

Mural Tema 2 - Participação no controle da atuação dos governos

Mural Tema 3 - Controle: fortalecimento dos conselhos de políticas públicas

Mural Tema 4 - Corrupção: prevenção e combate

Abertura da etapa 2 da Conferência Virtual – Escolhendo propostas
Dia 3 de abril (terça-feira) a partir das 14h

Início da etapa de valoração e priorização das propostas advindas do mural.

Abertura do fórum "Quero ser convidado para a Etapa Nacional da 1ª Consocial"
Dia 3 de abril (terça-feira) a partir das 14h

Início do fórum para a manifestação de interessados em participar da Seleção de convidados da Conferência Virtual para a etapa nacional

Encerramento da Conferência Virtual
Dia 8 de abril - domingo

A data de encerramento da Conferência Virtual será mantida de acordo com o calendário original.


Contamos com a compreensão, colaboração e participação de todos.

Cordialmente,

Soraia Mello
Coordenadora da Conferência Virtual da 1a Consocial

Fábio Félix
Coordenador-Executivo da 1a Consocial