Compartilhe esta Comunidade
Catástrofes Climáticas

Catástrofes Climáticas

Comunidade criada com o objetivo de discutir com a sociedade propostas relacionadas às medidas preventivas e saneadoras diante de catástrofes climáticas. (ENCERRADA)

Debate Virtual

  1. Discussão das ideias

    Fase Encerrada

  2. Discussão do relatório

    Fase Encerrada

  3. Debate encerrado

    Fase Atual

Notícia

Comissão sobre catástrofes climáticas aprova relatório final

A comissão especial sobre prevenção a catástrofes climáticas acaba de aprovar o relatório final, elaborado pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ). O relatório sugere medidas para um novo marco regulatório para a Defesa Civil no Brasil.

Leia mais...

Notícias

Comissão sobre catástrofes entrega relatório final a Marco Maia

Integrantes da Comissão Especial sobre Prevenção a Catástrofes Climáticas entregaram há pouco ao presidente da Câmara, Marco Maia, o relatório final aprovado pelo grupo.

Leia mais...

Notícias

Comissão sobre catástrofes climáticas propõe criação de fundo para proteção civil

Dep. Glauber Braga (PSB-RJ), relator
Glauber Braga (E): o Brasil não tem uma legislação que atue na parte preventiva.

A Comissão Especial sobre Prevenção a Catástrofes Climáticas aprovou na terça-feira (6) o relatório final do deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que sugere um novo marco regulatório para a Defesa Civil no Brasil.

Conforme havia anunciado, o relator propõe a criação do Fundo Nacional de Proteção Civil, para custear ações imediatas de prevenção e atendimento às populações afetadas por calamidades, com recursos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Renda, parte dos recursos dos royalties do petróleo e de loterias. A estimativa é que o fundo receba cerca de R$ 3 bilhões por ano.

O relatório apresenta três proposições: uma proposta de emenda à Constituição que destina recursos dos impostos para o fundo, um projeto de lei que institui o Estatuto da Proteção Civil e indicações ao Poder Executivo de ações que estão fora das competências do Congresso –o apoio técnico e financeiro aos estados para que criem seus respectivos centros de operações de desastres, a criação da carreira de agente de proteção civil e a criação de equipes especializadas em gestão ambiental e em gestão de risco de desastre no âmbito de cada ministério.

Glauber Braga informou que a comissão vai pedir ao presidente da Câmara, Marco Maia, para acelerar a tramitação das propostas.

Braga destaca que hoje o País não tem uma legislação que atue na parte preventiva. Por isso, metade das verbas será destinada necessariamente à prevenção de desastres. O parecer dá um caráter preventivo à defesa civil, que terá como um dos objetivos reduzir riscos.

O relator acolheu sugestão do vice-presidente da comissão, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), e propôs a transformação da comissão especial em comissão permanente.


Compartilhe esta página



Vídeo

Assista a reunião da Comissão Catástrofes Climáticas, 6/12

Dificuldades para assistir ao vídeo? Tente o link direto ou leia a ajuda.

Reunião de apresentação do relatório da Comissão Especial, Plenário 15 da Câmara dos Deputados, a partir das 14h40.

e-Democracia no Twitter